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TRANSPORTADORAS AINDA PREFEREM EURO 3, MAS JÁ SINALIZAM TROCA PARA NOVA TECNOLOGIA


Na próxima quinta-feira tem início o último mês de vendas dos caminhões Euro 3 no Brasil. Desde o início do ano as montadoras já adaptaram as linhas de produção para a nova tecnologia Euro 5. E todas elas apontam um aumento de 8% a 15% no preço dos veículos comercializados, fato que levou algumas das principais transportadoras do Brasil a investir na compra de caminhões Euro 3 nos últimos meses.

“Optamos pela tecnologia Euro 3, tendo em vista a sinalização dos principais fabricantes que os caminhões sofreriam majorações nos preços”, justificou Fábio Leite, Gerente de Compras da Ouro Verde. A empresa comprou no fim de 2011, 400 caminhões para renovar a frota. De acordo com o executivo, os menores preços dos caminhões Euro 3 foram o fator decisivo para a antecipação de compra.

Já para a Braspress, as compras de novos caminhões ainda levarão um pouco mais de tempo: “A Braspress ainda não comprou caminhões neste ano, pois nossas compras são baseadas no Plano Anual de Renovação e Ampliação de Frota, que prevê sempre compras baseadas na manutenção da idade média da frota em 2,5 anos de uso, isso independente de políticas ou incentivos de compras de qualquer forma”, revela Urubatan Helou Jr, Controller de Frota da empresa.

A distribuição do diesel S-50 e do Arla 32 não é problema para a Brasspress. “Cerca de 90% de nossa frota é abastecida dentro de nossas próprias unidades com abastecimento da BR Distribuidora”, afirmou Urubatan Helou Jr., que elogia o atendimento da parceira.

Na contramão vai a JSL. Mesmo com os custos reduzidos da tecnologia Euro 3, a redução dos impactos ao meio ambiente falaram mais alto para a empresa. Outro ponto da iniciativa é fazer com que a companhia tenha uma das frotas mais jovens do Brasil, com idade média de 1,8 ano para caminhões. Em 2011, a JSL adquiriu cerca de 2.300 caminhões e deve ter até o fim de 2013 apenas caminhões Euro 5 na frota.

O ano que vem também será de investimentos neta tecnologia para a Ouro Verde. “A nossa estratégia passa por testarmos alguns modelos de caminhões e marcas ainda em 2012, visando termos mais informações para subsidiar os nossos comparativos de performance, consumo e manutenção. Certamente, faremos aquisições de Euro 5 em grande escala a partir de 2013″, garante Fábio Leite.

Fonte: Portal Brasil Caminhoneiro - 28 de fevereiro de 2012.



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